Marketing Digital
Fonte: google imagens

Marketing digital e o sucesso de vendas da FORD nos EUA

Trago hoje pra vocês um case de sucesso da FORD em uma ação de marketing digital que aconteceu nos estados unidos. O FORD FIESTA, embora fosse um dos carros mais vendidos da FORD em muitos países do mundo, benquisto no continente europeu e associado a um carro pequeno, rápido e barato, era praticamente desconhecido pelos americanos, que preferiam carros maiores. Com isso a empresa resolveu lançar o FIESTA no mercado americano e teve como público alvo a geração Y, consumidores entre 14 e 29 anos, cuja a maioria compraria o primeiro carro. Era um grande desafio, pois essa geração é desconfiada de propagandas e a FORD queria que a geração Y conhecesse a marca e queria torná-la uma opção viável de primeiro carro. Os objetivos então foram tornar o FORD Fiesta 2011 conhecido e gerar interesse por ele entre os consumidores americanos. O sucesso foi aferido com a pré-venda.

 

Em 2009, ou seja, dois anos antes, a FORD lançou a campanha MOVIMENTO FORD FIESTA, o que foi considerada uma atitude arrojada, já que a maioria das montadoras americanas estava passando por um momento de crise e recebendo ajuda do governo e o carro só estaria disponível nos estados unidos em 2011. A FORD anunciou o FORD FIESTA como um carro ecológico, barato e cool (gíria inglesa: legal, descolado, radical).

 

Na ação, a empresa abriu inscrição e convidou alguns influenciadores dos EUA para dirigir o FORD FIESTA por 6 meses, de graça. Captou mais de 4100 leads de pessoas interessadas que se candidataram a agentes de avaliação do MOVIMENTO FORD FIESTA. Destes, 100 foram selecionados e esses deveriam falar sobre a experiência com o carro durante 6 meses em suas redes sociais. Eles também tinham missões, com o objetivo de gerar conteúdo. Como a FORD teve como foco a geração Y, as campanhas usaram os canais de mídias sociais. Cada agente também tinha um perfil no site do MOVIMENTO FORD FIESTA e era estimulado a postar vídeos sobre a experiência no YouTube, twittar regularmente e fazer postagem sobre o carro.

 

Os resultados foram ótimos. 38% dos jovens americanos de 16 à 24 anos ficaram sabendo do pré-lançamento. O mesmo que outros carros da FORD com publicidade tradicional. Aproximadamente 50 mil consumidores manifestaram vontade de comprar um Fiesta após o lançamento. E 97% desse público não possuía um carro da FORD. A otimização se referiu à convergência do interesse em compra. Além disso, a FORD lançou uma segunda versão do movimento, o REMIX. Mas o foco foi além do conhecimento do produto, já que o Fiesta já era conhecido. A campanha de 2014 conquistou 203 milhões de visualizações em Earned Media e 21 milhões no canal oficial do Fiesta. Como se pode perceber, é preciso reflexão, planejamento e recursos de para lançar uma campanha de marketing digital, mas o resultados podem ser incríveis.

Jean Nunes em:
14 de jan de 2019 15h55
Entrar em contato
Todos os direitos reservados - 2018 Feito por: Baião de Ideias - Marketing Digital